Episódio Piloto!

Boas vindas para você que está chegando aqui no Empresa Mínima Viável.

Conteúdo:

Boas vindas para você que está chegando aqui no Empresa Mínima Viável.

O que falamos neste episódio:

  • De onde viemos?
  • O barquinho no logo do podcast
  • Empresa mínima viável?
  • Como vai funcionar?

Participantes: Daniel Wildt e Lucas Inocente

Descrição:

Empreendedorismo é um assunto complicado. Por vezes somos levados para um caminho de resiliência e com certa celebração e euforia, que precisa encontrar logo o mundo real e as dificuldades de se iniciar um novo projeto.

Lá em 2011 nasce um treinamento chamado Da Visão à Produção, com o objetivo de ajudar pessoas a entenderem mais sobre o problema que querem resolver e quem são estas pessoas neste jogo de desenvolver um novo produto ou serviço. Esse treinamento virou um livro em 2020, e foi quando Daniel Wildt e Lucas Inocente se juntam novamente para tratar sobre desenho de produtos e novos negócios.

Muita gente inicia a operar uma empresa porque quer alcançar riqueza ou a tal independência financeira, entre outros inúmeros objetivos que normalmente não sobrevivem ao mundo real. Operar uma empresa passa por não somente entender sobre o trabalho fim da organização, mas do que é necessário para cuidar deste negócio.

Quando Daniel Wildt chama Lucas Inocente para participar do projeto do livro Da visão à produção, reflexões semanais começam a brotar e um entendimento de como poderiam ser gerados negócios que tenham consciência social, consistência com o resultado e aprendizado contínuo com o mundo real.

Quando se termina a escrita do livro, aparece a oportunidade de começar um novo projeto, deixando o Da visão à produção em terra, e partindo para o mar, com novos ventos! Surge o Empresa Mínima Viável, projeto para discutir pontos importantes para quem está criando um novo empreendimento e está querendo gerar valor para um determinado mercado, criando conexão, presença e uma comunidade interessada.

O nosso símbolo é um barco, de papel! O barco de papel é simples, é um experimento, mas é algo que possui forma. E toda complexidade dele funcionar ou não está determinada por onde iremos colocar este barco para rodar. Aí entra a nossa comunidade. Queremos criar um ambiente onde pessoas possam compartilhar os seus diferentes projetos e possamos ter um movimento de apoio mútuo. Quem participa da comunidade entende a importância de compartilhar os aprendizados e dificuldades, para que novas conexões e novos compartilhamentos possam acontecer.

Daniel Wildt e Lucas Inocente estão facilitando e cuidando para que todos os barcos tenham mais chance de navegar, ganhando força através da colaboração e da constante capacidade de aprendizado.